Avançar para o conteúdo

O poder da confiança na comunicação

“A forma como os outros nos veem é o reflexo da nossa autoimagem.”

No entanto, quando se trata de comunicar, falar em público ou impactar multidões, não acredito que o consigamos fazer com sucesso, sem primeiro trabalharmos o pilar da confiança.

E é precisamente sobre como aumentar a nossa confiança no momento de comunicar, que a Dina Barreiros me desafiou a escrever este artigo.

Na minha carreira, tenho tido a oportunidade de dar centenas de formações para pequenas e grandes plateias. Quando me preparo para dar qualquer formação há algo que tem sempre um impacto inabalável na minha postura e confiança: a minha imagem. E, se pensarmos bem, olhar para um orador que se apresenta de uma forma exímia, naturalmente cativa mais a nossa atenção.

A preparação do discurso é extremamente importante para o sucesso do mesmo. Não lhe tiro a importância e uma boa comunicação assim o exige. No entanto, todo o tempo e preparação que envolve a nossa imagem, desde a escolha da roupa, ao cabelo e à aparência da nossa pele, não só traz mais segurança, como reforçava a força das nossas palavras e isso reflete-se, claramente, na nossa confiança e autoestima no momento de comunicar – por isso é que eu sou uma grande defensora que o melhor investimento é em nós próprios.

Posso dar-vos um exemplo pessoal: Há uns anos, tive uma grande crise de acne. Estava tão consciente da aparência das borbulhas e relevos da minha pele que sempre que tinha de falar em público, era uma tortura para mim. Falava rápido e atropelava-me, só queria que aquilo acabasse o mais depressa possível, pois na minha cabeça, estavam todos a olhar para a minha pele cheia de imperfeições. Admito: tinha mesmo vergonha da minha cara e de falar para multidões. Foi uma fase complicada. Óbvio que nessa altura não era, de todo, boa comunicadora. E como o seria, sem confiança? Confesso que ser farmacêutica e maquilhadora profissional deu-me uma grande ajuda para conseguir camuflar os problemas da minha pele, mas sobretudo tratá-los. Nas consultorias de pele, digo muitas vezes às minhas clientes que não há maquilhagem que vingue sem uma pele bem cuidada, por isso, se existe alguma coisa no vosso rosto que vos incomoda, seja acne, rosácea, manchas, rugas, flacidez, pele desidrata ou outra situação, o primeiro passo é encontrar a rotina de rosto personalizada e adaptada às vossas necessidades, começando sempre com uma boa higiene, e, claro, manter a consistência nessa rotina, fazendo os ajustes necessários durante o processo. Quando nos sentimos confortáveis na nossa pele, a confiança aumenta e naturalmente as correções que teremos de fazer com a maquilhagem serão menores.

“O verdadeiro segredo da maquilhagem está na preparação da pele.”

Partilho algumas dicas básicas de maquilhagem na esperança de poderem ser úteis para reforçar a vossa autoestima e confiança, no momento de comunicar. São especialmente válidas, se não têm por hábito maquilharem-se diariamente ou antes de uma apresentação:

  1. Para uniformizar algumas descolorações naturais da pele, uma das coisas que gosto muito de recomendar é a utilização de um corretor. Basta um tom mais claro que a cor da vossa pele. Ele serve para corrigir e iluminar zonas específicas do rosto (como a região das olheiras, rebordos do nariz e ossos da bochecha). Usar corretor é sobretudo útil para quem não adora usar base e prefere uma maquilhagem simples.
  2. Se têm uma apresentação em que vão estar num palco ou com muitas luzes apontadas para vocês, uma dica preciosa é usar um pó translucido para matificar a pele e retirar os brilhos naturais do rosto (sobretudo na zona T: testa, nariz e queixo).
  3. Mesmo que não gostem ou não saibam trabalhar com sombras de olhos, usar uma máscara de pestanas faz toda a diferença. Não só dá mais expressão ao olhar, como proporciona um efeito de olhos maiores.
  4. Escolher um batom do vosso agrado também é um passo importante. Evitem batons mate, pois estes apesar de durarem mais tempo, também secam mais os lábios e se vão falar por várias horas, acredito que no fim ainda possam ter o batom impecável, mas os vossos lábios irão pagar a fatura. Hoje em dia, já há fórmulas mate muito boas, mas ainda assim, prezando o conforto acima de tudo, recomendo um batom que confira alguma hidratação.
  5. Podem ainda aproveitar o vosso batom e aplicar uma pequena quantidade nas maçãs do rosto e esbater com os dedos. Dá aquele efeito que estão a “corar de dentro” e acaba por trazer ainda mais harmonia ao rosto (se têm rosácea não irão precisar deste passo).
    Dica: se aplicarem batom demais, usem um pouco do corretor para esbate a cor.

Posto isto, espero ter conseguido despertar-vos para o poder da confiança e autoestima no momento na comunicação e sensibilizar-vos para o impacto de pequenos hábitos e mudanças que ao implementarmos nas nossas rotinas, conscientemente, podem tornar-se num booster de confiança, de uma forma natural. Ainda que seja um processo que exija tempo e dedicação e que no início possa parecer desafiante, a verdade é que todos nós somos feitos de pequenos hábitos que tiveram início em algum momento das nossas vidas. Hábitos esses que foram repetidos inúmeras vezes e hoje são rotinas enraizadas.

Cláudia Cozta
Maquilhadora Profissional & Farmacêutica